A Diferença entre planejamento em branding e planejamento publicitário?

Planejamento publicitário, visa maximizar o sucesso da campanha, por esse motivo ele define o objetivo da campanha, cria uma estratégia condizente e que conversa com o público-alvo, constrói as diretrizes para a redação, criação e mídia, diz respeito principalmente a comunicação com o público de interesse.

Planejamento em Branding, Plano de marca ou Planejamento de Brand Equity, é sobre como evoluir a marca em seu Brand Equity (óbvio, não podia ser diferente rsrsrs).

O planner, ou a equipe de planejamento, tem que mapear as fragilidades no brandequity da #marca e criar estratégia para a sua evolução. O plano tem que contemplar o momento da marca, definir os objetivos, encontrar oportunidades, dar diretrizes para ações, definir metas e kpis. E principalmente apontar os caminhos para a marca se posicionar na memória das pessoas, que envolve trabalhar a publicidade, quase que obrigatoriamente.

É fundamental em planejamento em branding saber mensurar e gerenciar brandequity, por isso criei o curso ROI de Branding para mensurar BrandEquity e BrandValue e acompanhar o retorno do investimento em marca). Conheça o curso clicando aqui: Link

Importante lembrar que marcas fortes gastam menos com marketing, gastam menos com publicidade, não por menos mensurar o gasto em comunicação é fundamental no Branding e o objetivo é que esse custo seja cada vez menor e alocados para níveis mais profundos de experiência do consumidor.

Marcas fortes gastam menos com marketing, gastam menos com publicidade.

Existem casos que o planejamento em branding remanejará o gasto em comunicação para melhoria do sistema de pagamento. Isso ocorre e com bastante frequência, pois um sistema ruim de pagamento, assim como um sistema ruim de logística, impactam negativamente na marca.

Por exemplo, a fidelidade, que é ápice do valor com uma marca, está no topo do #BrandEquity, no entanto temos o caso das telefonias que se comunicam bem, mas o serviço é péssimo e as pessoas trocariam facilmente se tivessem outra opção.

Fato, toda marca precisa se comunicar, é fundamental, crucial, mas assim que resolvido o branding tem outras preocupações.

Dicas de Livros sobre BrandEquity

Selecionei os principais livros para quem busca iniciar no conhecimento sobre BrandEquity.

Clique para comprar direto na Amazon

_____

About Author

Wesley Bellarco

Youtube / Linkedin / Medium Twitter / Facebook

Hacking is how I do marketing, branding and entrepreneurship. Focus is my trueline in world. I dont believe that in next 10 year any business without focus mindset will be successful.

Wesley Bellarco | Hacking branding and marketing!

www.wbellarco.com.br

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *