A memória no processo de envolvimento com a marca, produto ou experiência.

Muito estudada, mas jamais esgotada, é a memória em toda jornada do consumidor, seja na experiência como consumidor usuário ou não.

Ela é início e fim do processo, os estímulos que uma marca ou produto emanam, em seus contextos e circunstâncias, resgatam memórias, ao mesmo tempo que a exposição sistemática e sequencial formata novos traços e a sobrescreve em caráter simbólico (semiótica).

Um pirulito como objeto se torna símbolo quando a criança recebe do médico após a consulta, alterando a relação signo e significado. Ou seja, sobrescreveu-se a memória do pirulito como objeto de recompensa e também a memória do médico como amigo, relação afetiva.

E assim somos, máquinas que perpetuam histórias, símbolos, costumes e conceitos. Podemos chamar de cultura.


A marca é um artifício da cultura. Possui essa capacidade de significado e significâncias e o sucesso delas é totalmente atrelado ao entendimento de como formatar esse “símbolo” na memória. Garantindo que a mensagem seja consistente em todo escopo do Brand equity, ou, arsenal de ativos de uma marca.

Sempre afirmo que posicionamento de marca é uma informação registrada na memória. E minha referência é o livro Posicionamento. A Batalha por Sua Mente – Al Ries.


Se trabalhamos com marcas no caráter identitário ou em todo seus aspectos de relação com o consumidor, ou se trabalhamos produtos físicos ou digitais, comunicação e serviço, a memória é uma constante que nos levanta para a seguinte pergunta:


Quais memórias o seu trabalho resgata, com qual informação ele a sobrescreve?

Como saber que o Branding e seu planejamento está funcionando?

É fundamental saber mensurar e gerenciar brandequity, além de KPIs importantes para o acompanhamento constante que você pode descobrir nessa postagem:

8 formas de avaliar o retorno do investimento na marca

Além disso criei o curso ROI de Branding para mensurar BrandEquity e BrandValue e acompanhar o retorno do investimento em marca). Conheça o curso clicando aqui: Link

Dicas de Livros sobre BrandEquity

Selecionei os principais livros para quem busca iniciar no conhecimento sobre BrandEquity.

Clique para comprar direto na Amazon

_____

About Author

Youtube / Linkedin / Medium Twitter / Facebook

Wesley Bellarco

Hacking is how I do marketing, branding and entrepreneurship. Focus is my trueline in world. I dont believe that in next 10 year any business without focus mindset will be successful.

Wesley Bellarco | Hacking branding and marketing!

www.wbellarco.com.br

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *