Muitas pessoas acham que Experiência de Marca, Experiência de Compra e de Consumo, Economia daExperiência, entre outros, são assuntos novos, inovadores, o novo argumento para impulsionar uma agência, estúdio ou escritório de design.

Errado, o tema é debatido e aplicado em branding, marketing e design a mais de meio século.

Vejo muitas pessoas quando desenvolvem um projeto, não importa de qual natureza, advogarem para si a qualidade de construtores de experiências, mas sequer analisam o cenário pelo qual a experiência ocorre.

Por exemplo, em 1999 Schmitt identificou 5 tipos de experiências que uma marca pode proporcionar, são elas: Sensoriais (SENSE); Experiências afetivas (FEEL); Experiências cognitivas criativas (THINK); experiências físicas, atitudinais, comportamentos e estilos de vida (ACT); Experiências sociais que resultam da relação com um grupo de referência ou cultura (RELATE).

Em 2006 Tsaur et al. validaram estatisticamente as cinco dimensões com revisão sistemática de outros estudos.

Do consumidor, ele não consegue separar a complexidade dessas experiências e individualizá-las.

Por outro lado, o exercício de tentarmos analisar e planejar a existência delas é o que realmente pode trazer diferenciação para um produto, marca ou serviço, facilitando a memorização do posicionamento da marca.

Por Wesley Bellarco | Blog Brand Planning www.planejamentobranding.com.br

REFERÊNCIAS:

1. Schmitt B H (1999), “Experiential Marketing”, Journal of Marketing Management, Vol. 15, Nos. 1 & 3, pp. 53-57

2. Tsaur S H, Chiu Y T and Wang C H (2006), “The Visitors Behavioral Consequences of Experiential Marketing: An Empirical Study on Taipei Zoo”, Journal of Travel and Tourism Marketing, Vol. 21, No. 1, pp. 47-64.

____

Como saber que o Branding e seu planejamento está funcionando?

É fundamental saber mensurar e gerenciar brandequity, além de KPIs importantes para o acompanhamento constante que você pode descobrir nessa postagem:

8 formas de avaliar o retorno do investimento na marca

Além disso criei o curso ROI de Branding para mensurar BrandEquity e BrandValue e acompanhar o retorno do investimento em marca). Conheça o curso clicando aqui: Link

____

 para mensurar BrandEquity e BrandValue e acompanhar o retorno do investimento em marca). Conheça o curso clicando aqui: Link

Dicas de Livros sobre BrandEquity

Selecionei os principais livros para quem busca iniciar no conhecimento sobre BrandEquity.

Clique para comprar direto na Amazon

_____

About Author

Youtube / Linkedin / Medium Twitter / Facebook

Wesley Bellarco

Hacking is how I do marketing, branding and entrepreneurship. Focus is my trueline in world. I dont believe that in next 10 year any business without focus mindset will be successful.

Wesley Bellarco | Hacking branding and marketing!

www.wbellarco.com.br

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *