Crescer a marca em mercados maduros, rompendo com a inércia.

O objetivo de todas as empresas sólida deveria ser consolidar valor, consolidar os conjuntos de atributos tangíveis e intangíveis, que deslocam positivamente a decisão do consumidor para a preferência, seja em termos de disponibilidade para pagar mais, indicar a marca e/ou comprar com recorrência.

No entanto o constante esforço das empresas para ofertar valor, com o passar do tempo tende a amadurecer o mercado, tornando árdua a tentativa de diferenciação em termos de custo e tempo e não necessariamente retornam em vantagem competitiva de fato.

A empresa se renova, investe para ser mais competitiva e valiosa para o consumidor, no fim ela só evita ser menos competitiva e atrativa, tapando sol com peneira. Quando a empresa vive essa corrida de ratos, uma medida emergencial precisa ser tomada, romper com a inércia do mercado.

Quase sempre a corrida entre as concorrências ocorre na mesma estrada, o que chamo de comodismo de percurso. Os gestores esquecem que o mercado é um espaço “multidimensional” de locomoção.

É errado pensar que o percurso será sempre linear, a história nos mostra casos de marcas que registravam resultados negativos, estavam na beira da falência e massacradas pela concorrência, mas sob epifania criativa e industrial ressurgiram como uma avalanche, passando por cima de todos.


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